- Quinta, 26 Mai 2011
- Categoria: Livros
- Acessos: 2035
- Escrito por Super User
Resultado de uma ampla pesquisa sobre a joia realizada inicialmente como tese de mestrado, é o primeiro livro sobre o tema a ser escrito em língua portuguesa.
Atualmente caminhando já para a 3ª edição, este livro tornou-se referência no estudo acadêmico da joalheria no Brasil. Trazendo um minucioso e importante conjunto de informações sobre a antiguidade das joias, revela a existência de povos esquecidos, como os Citas, os primeiros habitantes da estepes russas, que embora nômades, desenvolveram técnicas até hoje inigualáveis no trabalho com o ouro, criando peças elaboradíssimas, retratando assim seu modo de vida, sua hieraquia social e seu alto grau de desenvolvimento humano.
Um dos inúmeros méritos do texto é, ao contrário do conceito simplista de joia como objeto, estabelecer os diversos papéis que a joia desempenhou e representa através dos séculos: como distinção étnica e signo hierárquico tribal, como marco dos ritos de passagem, como representação afetiva, como amuleto místico, como moeda de troca pronta a ser negociada nas guerras e crises, ou mesmo como documento histórico, capaz de recontar histórias de povos que nem sequer tiveram a escrita em seu desenvolvimento.
O texto ainda passeia por técnicas, exposições, joias e joalheiros, concursos e todo o conteúdo relevante ao conhecimento desta arte e desta profissão. O livro pode ser encontrado em todas as livrarias em estoque ou por encomenda. Pode também ser solicitado diretamente com autora, com dedicatória, pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A Joia - História e Design - 2ª edição - Editora Senac - ISBN 978-85-396-0372-5